Crioterapia - Introdução
Crioterapia significa literalmente, “terapia com frio“. Assim todo e qualquer uso de gelo ou aplicações de frio com fins terapêutico é crioterapia, em outras palavras, crioterapia é a aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo, resultando numa retirada do calor corporal e, por meio disso, rebaixando a temperatura tecidual.
 
Segundo Michlovitz (1996) a crioterapia é administrada de várias maneiras. A escolha do agente a utilizar depende da acessibilidade da parte do corpo a ser tratada e do tamanho da área a ser resfriada. O pé pode ser melhor coberto por um banho de imersão frio, por exemplo, e o joelho por um bolsa fria amarrada ao redor do mesmo. O tratamento do tornozelo e da perna pode ser feito mais eficientemente por bolsas frias do que massagem com gelo.
 
Freqüentemente a pele sob o agente resfriador irá ficar vermelha. Isso pode ocorrer por uma das duas razões. Primeiro, o O2 não se dissocia tão livremente da hemoglobina a baixas temperaturas, portanto, o sangue, passando através do sistema venoso, está altamente oxigenado, dando uma cor mais vermelha à pele. Seguindo depois de 10 a 15 min da utilização da crioterapia, ao se mover o estímulo frio, uma "hiperemia" pode ocorrer, trazendo maior quantidade de sangue para o local.

Crioterapia: Teoria e Prática Baseada em Evidências

Crioterapia x TENS

Calor X Frio l Efeitos fisiológicos l Frio X Inflamação

Frio X Metabolismo l Frio X Propriocepção